Marcadores

domingo, 25 de abril de 2010

Casa Velha - Casal Val Ventos; Torquel


Visitei ontem esta especiaria que fica para lá do "sol posto". Um sabado a noite, com uns amigos, entres os quais um dos membros fundadores do clube das jantaradas (isso o amigo Paulo).


Sendo ele o organizador deste belo jantar, lá fomos no carro dele pelo cimo da serra, ao chegar um estacionamento repleto (primeiro sinal de qualidade), mas aquele Paulo tem sempre uma sorte do catano, estacionamento em primeira fila com tudo cheio.....


Numa terriola que não deve ter mais de 30 casas aparece esta maravilha tem um ar rústico, todo recuperado, três salas de jantar e para nós la estva uma mesa redonda, para fortalecer o convivio entre a malta.


Vamos ao que interessa, menu... simples, Costeletas de Vitela, Grelhados Mistos, Costeletas de Novilho grelhadas e Bacalhau..... Pelo que me dizem é a unica coisa quem tem, Mas como já ia com ela fisgada para a Costleta de Novilho, bem uma cena quem mal cabia no prato.
O restante do grupo acabou por se pedir um pouco de tudo e tudo muito bem servido.


Destaco o tempo entre o pedido e a trazerem as especialidades, nem deu para beber um copo de vinho.... Mesmo rápido, faz-me lembrar os restaurante a que se vai durante a semana onde se como uma diária


Local muito bem frequentado, tipo boas vistas......


Preços, algo que recomendo para quem quer comer bem, bem servido.


Local:

Casal Val Ventos

2460-820 TURQUEL


Tel. 244 450 653



Coordenadas GPS
39.474880, -9.017180
N 39° 28' 29.57" , W 9° 1' 1.85"


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: *****
P.S. Foto Tirada por mim á travessa das costeletas de Novinho que viram para a mesa... (Eram só 3)

domingo, 18 de abril de 2010

Tasca do Zé Russo - Cabo Ruivo

Restaurantes em Lisboa?? Para mim sempre foi dos sitios mais complicados para sermos bem servidos, com um sorriso e sem pagarmos demasiado...

Tasca do Zé Russo, fica junto aos bombeiros de Cabo Ruivo, aqui a escolha "tem" de recair sobre os grelhados. Quando chegamos temos uma montra de carnes e peixes que podemos escolher para grelharem, depois é so esperar que a brasa faças as maravilhas e saborear.

Todas as refeições são servidas de forma suficiente para nos deixar satisfeitos....

Depois do prato principal existe aqui algo que é maravilhoso, chamam de Bolo de bolacha, feito de uma forma gelatinosa que lhe dá um sabor e uma textura mesmo agradável.

Quando se está junto ao parque das nações, venha a esta tasca, pois fica-se muito satisfeito.

Preço médio, ou competitivo para Lisboa.

Local:
Rua Vale Formoso de Cima, 264
1950- 274 Lisboa


Tel. 21 859 21 40
Reservas: 21 837 60 02
Web: http://www.tascazerusso.com/
email: geral@tascazerusso.com


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ***

Casarão do Castelo - Leça da Palmeira

O restaurante Casarão do Castelo, e um daqueles que considero, visita em dias especiais.

É um dos restaurantes onde podemos encontrar dos melhores peixes, e mais saborosos. De todas as vezes que visitei foi em ocasiões/pessoas especiais, isto porque a sua qualidade leva a um esforço extra na carteira.

A qualidade das refeições aliado a uma simpatia do norte por parte dos colaboradores deste restaurante, fazem sairmos satisfeitos e com vontade de voltar.

Recomendo para os momentos especiais e com as companhias especiais.

Local:
Rua Santa Catarina 74
Leça da Palmeira
Tel: 229951626


Minha Classificação de Qualidade: *****

Minha Classificação de Preço: **

Alves - Leça da Palmeira

O Restaurante Alves é um simpático restaurante junto ao MacDonalds de Leça da Palmeira, que servem toda a boa cozinha portuguesa.

Desde peixes a carnes tem de tudo e a preços muito em conta para a qualidade que apresentam.

Para quem quiser umas comidinhas saudáveis a preços aceitáveis, recomendo o Alves.

Tem também uma vista que pode ser sobre o oceano, apesar de não estar em primeira linha.

Local:
Av. Combatentes G.G. 124/40
Leça da Palmeira
Matosinhos
Tel: 229954226


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ****

Roxio do Canto - Leiria

O Caseirinho.....

Este local é um local com gente muito simpática e com uma comidinha que faz lembras a nossa casa, como alguém lá diz em titulo de brincadeira, "É tudo caseirinho....."

Aqui o "rei" são os grelhados, mas tem sempre uns pratos do dia muito saborosos, do qual me lembro rapidamente da Sopa da Avó ao almoço das quartas-feiras.

Normalmente os pratos são muito variados e muito saborosos.

Um ambiente familiar, onde uma refeição é sempre um bom momento de descontracção.

Recomenda-se.....

Preços muito agradáveis...

Local:
R. Rodrigues
Apariços
Leiria
Tel. 244 733 290

Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: *****

Lagar do Avô - Ortigosa

Bem regressando a Leiria, posso falar do Lagar do Avô,

Um restaurante edificado de um antigo lagar, mas cujo lagar ainda continua no meio do restaurante.

No interior do concelho de Leiria, num meio fortemente rural, é um espaço muito agradável, rústico, com muita cantaria e madeira, a proporcionar um ambiente francamente acolhedor. O aroma que se sente ao entrar é indicação da boa cozinha que ali se pratica.
Pão óptimo e azeitonas. Lentriscas e morcela de arroz da região. Presunto e chouriço.
No inverno, sopa da lavoura, Robalo e corvina para grelhar, Bacalhau à Lagar com migas, Bacalhau dos netos, Cabrito assado no forno - só ao fim de semana, Posta de vitela saloia, Espetada de lombinhos com gambas, Perna de veado estufada, Javali estufado. Fruta variada, Segredo da velhinha, Manjar do Lagar (amêndoa) ou Doce da Avó.

Um local muito acolhedor e diferente, ideal para um jantar um quanto especial.....

Local e um quanto complicado, mas quem vai na estrada N109 de Leiria para a Figueira da Foz, temos a igreja da Ortigosa e logo a seguir um corte a esquerda, depois se sempre em frente....

R. Domingos M Monteiro 1091
Ruivaqueira Relva
Ortigosa
Leiria
Tel: 244614744


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ***

O Ricardo - Leça da Palmeira




E as Francesinhas?

Essa bela especialidade nortenha, sim porque das francesinhas todas que ja comi, o garanto que já foram mesmo muitas, estas só tem o sabopr especial se forem comidas no norte (nem que seja no norte shopping).

Existem muitas casas onde temos a francessinha a disposição no Porto mas a melhor relação qualidade/preço fica sem duvida no Restaurante o Ricardo em Leça, não só pela simpatia dos colaboradores, que a meio trazem mais molhor para reforçar a dose....

Estas fransesinhas tem um tamanho tipo XL, mas com engredientes que tornam a francesinha muito agradável.... Para quem gostar de francesinhas não pode deixar de visitar este espaço.

Um sitio que visito muitas vezes quando estou no Porto e de preferência antes de vir para Lisboa...

Preços?? A moda do norte... ;-)

Local:
Rua Fonte da Vila nº 8
(Junto aos bombeiros de Leça)
4450-783 Leça da Palmeira
Tel: 229 951 834

E-mail: ricardo1@ricardofrancesinhas.com
P.S. Foto da Fransesinha, tirada por mim numa visita.....
Minha Classificação de Qualidade: *****
Minha Classificação de Preço: ****

Molha o Bico - Serpa

Alentejo, querido Alentejo, quantas vezes me lembras dessa bela localidade que é Serpa......

Serpa fica ali encostadinha aos nosso "hermanos", mas tem algo tão tradicional, o Restaurante Molha o Bico, sem duvida daqueles restaurantes que nos deixa saudades........

Típica casa alentejana, com paredes caiadas e o traço amarelo a colorir a fachada. No interior, calçada portuguesa no chão e meio metro de parede em tijolo perto do tecto. Decorado à moda alentejana, não faltam as mesas corridas nem as grandes talhas de barro. Mas se o ambiente é rústico, interessa esclarecer que alguns apontamentos decorativos fogem a esta tendência, introduzindo alguma originalidade ao espaço e jogando com as expectativas daqueles que por aqui passam. A comida, essa, é regional, do mais tradicional possível (sem espaço para manobras) e as meias doses vêm tão bem servidas que ainda sobra. No capítulo dos vinhos, a selecção é bem cuidada.


A minha primeira visita, foi nos meus tempos de Siemens, num feriado do 25 de Abril (acho eu ser esse feriado), onde foi com o meu amigo Jorge Cardoso visitar uma obra que ele estava a fazer em Espanha, paramos em Serpa para almoçar, logo que paramos o carro a bela da musica alentejana a animar as ruas desta vila.

Lá descobrimos o Molho Bico junto a muralha e pedimos um ensopado de borrego, mas algo tão bem confeccionado que tivemos de pedir reforço.... para terminar lembro-me perfeitamente daquela Siricaia, uma sobremesa tipicamente alentejana, mas com um sabor que se poderá comparar aqueles sabores únicos feitos pelas freiras nos conventos.... Até o Jorge que não gosta de doces comeu......

Este local espero voltar muito em breve, pois é uma viagem que vale muito a pena fazer.....

Local
Rua Quente 1
Serpa
Beja
Tel 284 549 264‎


Minha Classificação de Qualidade: *****

Minha Classificação de Preço: ****

O Leilão - Montemor o Novo

E no sul???
Bem para começar, começo com um Restaurante em que parei numa das idas para Madrid.

Sai de Lisboa já eram cerca de 19h em direcção a Madrid e não ia para Espanha sem estar prevenido, para comer não existe nada como o nosso belo pais, existem outros que servem para desenrascar....

Auto entrada, saída para Montemor e até que me dão a indicação deste restaurante, O Leilão, este nome porque situa-se no largo da feira onde é comum fazer o leilão do gado. Um ambiente muito alentejano, e curiosamente nas mesmas instalações da Apormor (Federação Portuguesa de Associações de Bovinicultores), então o que se recomenda comer aqui???? Claro carnes de bovino.

A simpatia do gerente que fez-nos uma mista de carnes de bovino, e digo com uns sabores fantásticos.

Recomendo vivamente, quero voltar para saborear a bela da costeleta grelhada, acho que deve ser fabulosa, mas não para se ir fazer uma viagem, a conduzir, até Madrid...

Convem ir com tempo, pois vale a pena.....

Preços, para o que se saboreou, dentro do aceitável...

Local
Restaurante " O Leilão"
Parque de Leilões de Gado - Apormor
7050 - Montemor-o-Novo
Tel: 266 892629
Web:
http://oleilao.no.sapo.pt/
email: oleilao@sapo.pt

Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ***

Mumadona - Guimarães

E o norte?? Sim o Norte é das minhas preferidas.... Talvez porque grande passo muito tempo por lá....

Então o primeiro local deste blog dedicado para o norte do pais, vai para o berço de Portugal, Guimarães.

O restaurante Mumadona, fica junto ao largo Mumadona ;-), e tem um ambiente muito acolhedor, umas refeições maravilhosas, destaco o Bacalhau à Mumadona.....
Guimarães, essa bela localidade, com uma base da história da nação, neste local sentimos um pouco desse ambiente, onde juntamos uma simpatia dos funcionários, mesmo a moda do norte....

Guimarães passou a ter um significado diferente depois de se passar por cá.....

Preços, estamos no Norte.... E este é de eleição para mim..

Local:
Rua Serpa Pinto, N.º 260
4800-455 Guimarães

Tel. 253 416 111


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ****

Aki del Mar - Nazaré

Bem praias, que faz lembrar??? Isso Camarão, Sapateira, Amêijoa........

Tudo isto tem um local de eleição, Aki del Mar na Nazaré.....

Este local começou por ser descoberto para o festejo de ter ganho uma obra, aquele camarão frito bem como uma sapateira única fez com que se forma-se a "Comissão das Jantaradas", onde durante cerca de um ano todas as primeiras sextas feiras de cada mês tínhamos reunião neste local.......

Neste local alem do maravilhoso marisco, temos a simpatia dos funcionários que nunca nos deixam passar sede......

Um pormenor é o facto de não haver café o dito "café normal", pois na primeira fez insistimos que queríamos café, então o simpático funcionário trouxenos o café da casa.......... Mas bebemos....

E quando falamos de preços??? Sim este local para quem é apreciador de marisco não vai ficar escandalizado e vai voltar....

Esta marisqueira fica junto na marginal,
Av Manuel Remigio (Av Marginal Sul)
Nazare
tel: 262551028

Web: www.akidelmar.com


Minha Classificação de Qualidade: *****

Minha Classificação de Preço: *****

Tasca Do Joel - Peniche


Agora afastando um pouco mais da "terra", a que tal uma boa almoçarada pelas terras de Peniche????


Aqui a Tasca do Joel, é a que me faz perder a "cabeça", com umas lulas recheadas, com um frango muito bom e alguns peixinhos que são uma delícia.


O que mais me fascina aqui é algo diferente do costume, a historia do local... Pois era o local de encontro depois da pesca dos pescadores, que pelo que penso funcionava como um "forno comunitário".


O que "estranho" é que a grande parte das refeições são a base de carnes e não de peixe, mas seja o que for da nossa escolha é certo que vai ser acertada..


Aqui temos de ter atenção ao horário que se vai, pois está sempre cheio....


Paralelamente a Tasca do Joel tem a loja Gourmet que nos dá para apreciar/comprar uns bons vinhos enquanto aguardamos pela nossa refeição ou de saída para rechear a nossa garrafeira lá de casa....


Aconselho, o preço em relação a qualidade digo que está relativamente equilibrado, não se esqueçamos que estamos em zona turística.......


Bom Apetite


Local

Tasca do Joel

Rua do Lapadusso, 73

2520-370 Peniche


Coordernadas GPS: Longitude 9.393068 - Latitude 39.357010


Telf: +351 262 782 945

Minha Classificação de Qualidade: ****
Minha Classificação de Preço: ***

Ti Maria Dos Queijinhos - Livramento; Porto de Mós

Se existem lugares "perdidos" no meio da Serra este é sem duvida uma boa referencia para quem estiver perto de Porto de Mós.

Situado na estrada de Porto de Mós para Mira D'Aire, em plena Serra D'Aire e Candeeiros, fica o Livramento, fica esta maravilhosa tasca....

Aqui os petiscos são a eleição, começando pelos queijos frescos e secos, que não dispenso, depois passamos para os grelhados. Neste capitulo a eleição é sempre a mesma também, uma morcela de arroz, uma chouriça, se a miúda for, lá tem de ser também uma farinheira, uma entremeada e um bife grelhado é a ementa do costume.

Acompanhado de um pão caseiro e de outros acompanhamentos normais, batatas e salada de tomate.....

E para beber, perguntamos o que é que se beber aqui?????? Sim também tem algo especial, o cervejão, não sei como é feito mas que é muito bom é....

Esta tasca foi-me "apresentada" pelo meu amigo João Paulo, companheiro de muitas petiscadas....

Para quem quer um jantar diferente, para o simples mas muito saboroso, procurem que vale a pena a viagem....

Local:

Livramento
Porto de Mós


Minha Classificação de Qualidade: *****

Minha Classificação de Preço: ****

Adega do Pisão - Leiria

Bem para começar não posso de começar pela "nossa terra", Leiria, e nesta bela cidade os sítios para se passar um bom bocado, são imensos....
Existe sempre um sitio que já me acompanha ao longo dos anos, a "Adega do Pisão", situado em frente ao LeiriaShopping, na Quinta do Pisão-Parceiros.
Neste restaurante as entradas de queijos e de alguns petiscos, fazem começar uma refeição do melhor. Num jantar o meu prato de eleição são as belas Tiras de Novilho, sempre bem "fresquinhas". Bem mas se começa-se a descrever os outros sabores, o difícil seria saber onde parar....
Para finalizar qualquer refeição não se dispensa o Doce da Casa e a Delicia da Casa, ambos uma "pequena" tentação.....

Durante a semana tem os pratos do dia que nos oferece refeições saborosas mesmo quando o tempo de almoço é curto e a um preço justo.

A simpatia dos funcionários e do gerente é um dos pontos fortes que se destacam aqui.....

Provem...

Local:
Quinta do Pisão
Parceiros
Leiria
Tel. 244 836 661
web: http://www.adegadopisao.com/


Minha Classificação de Qualidade: ****

Minha Classificação de Preço: ****